sexta-feira, 10 de julho de 2009

Realizou-se no dia 09 de julho, a 1h30m mais um encontro do Gestar II e conforme a pauta exibida iniciou-se recebendo os professores cursistas com um cartãozinho com mensagem de boas vindas e uma bala para adoçar a vida de todos. Em seguida, ouvimos e cantamos a música “Sou eu assim sem você”. Breves comentários foram feitos a respeito da mensagem de união que a canção passa. O Gestar é assim, uma união.

Logo depois tivemos a técnica “Quebrando o gelo”. Foi muito engraçado! Os professores escreveram numa bexiga inflada sua expectativa para o encontro. Logo depois jogavam a bola para cima a todo instante. Ao toque da formadora, cada um pegou uma das bolas aleatoriamente e formou-se grupo de acordo com a cor. No grupo, fizeram comentários sobre as expectativas encontradas. Passado um tempo, eles colaram as bolas numa parede.

Dando continuidade, os referidos professores fizeram a socialização de suas autobiografias, apresentando as mais emocionantes histórias pessoais e profissionais. A professora Cícera fez brotar lágrimas nos olhos de todos com a sua história de vida. Tivemos a leitura da autobiografia de quatros professores. Foi um dos momentos mais marcantes desse encontro.

Prosseguindo, assistimos a um vídeo sobre Gêneros Textuais e logo depois passamos ao trabalho com o TP3, unidades 9 e 10.

Foi visto na unidade 9, as seções:

Seção 1 – Gêneros Textuais - Do Intuitivo ao Sistematizado, com avançando na prática sendo a sugestão de trabalhar com a biografia de Carlos Drummond de Andrade, ou de outro autor, assim como, que cada aluno elabore sua própria biografia, na terceira pessoa.

Seção 2 - Gêneros textuais e competência sociocomunicativa, com o avançando na prática sugerindo a organização de um jogo em sala de aula com textos de organização fixa e textos mais flexíveis...

Seção 3 – Classificando gêneros textuais, com avançando na prática sugerindo trabalhar uma terceira versão da fábula A CIGARRA E A FORMIGA com seus alunos, propondo exercícios de interpretação do texto e reflexão sobre os conceitos de trabalho da cigarra e da formiga...

Na unidade 10, as seções:

Seção 1 – Gênero literário e não-literário, com avançando na prática apresentando o jornal como um ótimo material para o trabalho com texto empírico em sala de aula...

Seção 2 – O Gênero poético que tem como sugestão no avançando na prática , levar aos alunos uma letra musicada , fazer interpretação, comparar com outros textos, provocar reflexões etc.

Seção 3 – Uma subclassificação do gênero poético: o cordel, com a idéia de levar aos alunos o texto de cordel de João Martins de Athayde, propondo uma reflexão sobre o que diz o texto.

.Conforme se pode constatar, muitas atividades foram realizadas nesse encontro.

Os grupos foram formados para elaboração dessas oficinas.

Ao término do encontro, fizemos a avaliação que foi o resgate das bolas coladas na parede, onde cada professor cursista, falaria a expectativa escrita na bola e se a mesma foi atingida.

O encontro foi avaliado como produtivo, criativo, cheio de conhecimentos, emocionante etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores