terça-feira, 29 de setembro de 2009

ESCREVER E CONVENCER PARA MUDAR

Registrar o que se pensa sobre determinado assunto, com o intuito de convencer o leitor, exige argumentos. È preciso defender, exemplificar, justificar ou desqualificar posições. Essa é a regra geral para um bom artigo de opinião, gênero que não existiria se não fosse o jornal. Nenhum gênero textual nasce, como se diz"sem pai nem mãe". Todos têm suas origens marcadas por alguma área de atividade humana. No caso do gênero artigo de opinião, essa origem está nos jornais. O Manual da redação do jornal Folha de S.Paulo, um dos principais do país, afirma que "o jornal {...} é um órgão formador de opinião. Sua força se mede pela capacidade de intervir no debate público e, apoiado em fatos e informações exatas e comprovadas, mudar convicções e hábitos". Para entender a finalidade do artigo de opinião é preciso entender a função do jornal, que vive de noticiar fatos novos e importantes. As notícias, que são a razão de ser do jornal, ocupam grande parte dele e devem ser "verdadeiras", isto é, apoiadas em informações e fatos precisos, isentos de opinião. É claro que isso é muito relativo, porque ninguém consegue dizer alguma coisa sem denunciar, de alguma forma, o que pensa sobre o que diz... Desse modo a opinião sobre os fatos noticiados aparece nos artigos escritos por pessoas respeitadas na sociedade, baseados nos debates criados pela leitura das notícias que circulam no jornal dos dias anteriores. Os articulistas podem, com suas palavras, influenciar ou mesmo mudar convicções e hábitos dos leitores. Para atingir sua finalidade, convencer os leitores da importância da opinião do articulista, os artigos de opinião são organizados como uma espécie de discussão entre pontos de vista diferentes sobre os fatos polêmicos que as notícias abordaram. Eles são planjeados para que a opinião do autor pareça ser a mais correta, a mais importante, enquanto as opiniões contrárias a ela são desvalorizadas. O jornal traz a notícia com fatos apoiados em informações comprovadas e artigos que procuram mudar a opinião, as convicções e os hábitos dos leitores. Heloisa Amaral é mestre em e3ducação, pesquisadora do Cenpec

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