RESUMO DOS TPS 3 e 4
Gêneros e tipos textuais
Unidade 9
Gêneros textuais: Do intuitivo ao sistematizado
Seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros
Objetivo: Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.
Avançando na prática: Leitura de biografias, analise elaboração de sua biografia, na terceira pessoa.
Seção 2: Gêneros textuais e competência sociocomunicativa
Objetivo: Relacionar gêneros textuais com competências sociocomunicativa
Avançando na prática: Organizar um jogo em sala de aula. Cada grupo deve dar uma “definição” de trabalho cada vez que o professor falar: trabalho é...
Ganha o grupo que primeiro falar.
Estimular elaboração de um texto escrito que focalize o tema.
Seção 3: Classificando gênero textuais
Objetivo: identificar características que leva à classificação de um gênero textual.
Avançando na prática: trabalho com a fábula “a cigarra e a formiga”.
Exercícios de interpretação do texto e reflexão sobre os conceitos de trabalho etc.
Propor que os alunos escrevam uma ou duas frases sobre “a moral da história” que cada uma das versões admite.
Explicitar, as características que fazem desses textos uma fábula: personagens, temas, intenções do autor, conclusão do leitor
Unidade 10 - Trabalhando com gêneros textuais - Seção 1: gênero literário e não-literário
Objetivo: Distinguir características de gênero literário e de gênero não – literário.
Avançando na prática: Jornais podem se converter em ótimo material para o trabalho com textos empíricos em sala de aula.
Seção 2: O gênero poético
Objetivo: Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem.
Avançando na prática: Trabalho com música atraente para idade dos alunos.
Interpretação do texto, em termos de tema, autor/leitor/ouvinte, forma de expressão, aspectos na construção dos sentidos, idéias sugeridas e/ou explícitas, e tudo o mais que achar interessante e pertinente...
Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel
Objetivo: Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético : o cordel
Avançando na prática: Leitura de cordel,
Reflexão em termos de temas, objetivos, personagens, visão de mundo;
Análise do poema;
Discussão sobre as finalidades do texto;
Produção de cordel
Unidade 11 - Tipos textuais
Seção 1: Sequências tipológicas: Descrição e narração
Objetivo: Caracterizar sequências tipológicas descritivas e narrativas
Avançando na prática: Propor um jogo aos alunos, onde um grupo diz secretamente a um representante do outro grupo o nome de um objeto e este integrante deve descrever o objeto sem dizer o nome...
Seção 2: Sequências tipológicas: Os tipos injuntivo e preditivo
Objetivo: Caracterizar sequências tipológicas injuntivas e preditivas
Avançando na prática: Trabalho com manuais que acompanham produtos e aparelhos, como, por exemplo, manual de liquidificador, de rádio, bicicleta etc.
Analisar os textos dos manuais;
Classificar o texto, levando em consideração as características;
Unidade 12 - A interrelação entre gêneros e tipos textuais
Seção 1: Gêneros textuais e sequências tipológicas
Objetivo: Relacionar sequências tipológicas à classificação de gêneros
Avançando na prática: Trabalho com textos publicitários:
. Análise
. Produção
Seção 2: Sequências tipológicas em gêneros textuais
Objetivo: Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais
Avançando na prática: Entrevista com alguém da comunidade;
. Produção de um texto que pode ser: um convite, uma carta, um telefonema
Seção 3: A intertextualidade entre gêneros textuais
Objetivo: Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.
Avançando na prática: propor aos alunos um exercício de transposição de gêneros textuais (intertextualidade entre gêneros), ex: receita para um mundo melhor.
Tp 4 - Unidade 13
Seção 1. Letramento
Objetivo: Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
Avançando na prática: Coleta de informações sobre o ambiente letrado (casa, rua, outdoors, trânsito, igrejas etc)
Reflexões sobre as construções textuais e termos utilizados.
Seção 2: Letramento e diversidade cultural
Objetivo: Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
Avançando na prática: Escrita de um texto informativo sobre festa ( escrever um convite)
Seção 3: Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita.
Objetivo: Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
Avançando na prática: Confecção de convites
Escrita de reportagens sobre a festa escolhida.
Unidade 14
O processo da leitura
Seção 1: Onde está o significado do texto?
Objetivo: Reconhecer texto e leitor como criadores de significados.
Avançando na prática: Produção de um texto ( artigo para jornal, cartaz etc)
Seção 2: Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de textos
Objetivo: Relacionar objetivos com diferentes textos e significados da leitura
avançando na prática: Pesquisa diante de escolhas 9 assuntos que mais mobilizam cada um)
Seção 3: Conhecimentos prévios interferem na produção de significados do texto.
Objetivo: Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio da leitura.
Avançando na prática: Trabalho com o poema “cidadezinha qualquer” . Drummond
Unidade 15
Mergulho no texto
Seção 1 : Por que e para que perguntar.
Objetivo: Conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno .
Avançando na prática: Texto de Ruth Rocha: Admirável mundo louco
Seção 2: Como chegar à estrutura do texto?
Objetivo: Utilizar procedimentos que levem a determinação da estrutura do texto.
Avançando na prática: Paragrafação e diário
Seção 3: Quando queremos aprender
Objetivos: Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.
Avançando na prática: Resumo de texto
Unidade 16
A produção textual – crenças, teorias e fazeres
Seção 1: Escrita, crenças e teorias
Objetivos: Identificar crenças e teorias que sujazem às práticas de ensino da escrita.
Avançando na prática: Escolha de um tema para a escrita relacionado a algo que os alunos façam durante o dia e queiram contar para a classe.
Trabalhando com a coesão e coerência.
Seção 2: O ensino da escrita como prática comunicativa
Objetivo: Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo.
Avançando na prática: Escrever textos parabenizando sua cidade (história)
Seção 3: A escrita e seu desenvolvimento comunicativo.
Objetivo: Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
Avançando na prática: Produção de cartões postais para amigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário