sábado, 17 de outubro de 2009

GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

RESUMO DOS TPS 3 e 4 Gêneros e tipos textuais Unidade 9 Gêneros textuais: Do intuitivo ao sistematizado Seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros Objetivo: Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico. Avançando na prática: Leitura de biografias, analise elaboração de sua biografia, na terceira pessoa. Seção 2: Gêneros textuais e competência sociocomunicativa Objetivo: Relacionar gêneros textuais com competências sociocomunicativa Avançando na prática: Organizar um jogo em sala de aula. Cada grupo deve dar uma “definição” de trabalho cada vez que o professor falar: trabalho é... Ganha o grupo que primeiro falar. Estimular elaboração de um texto escrito que focalize o tema. Seção 3: Classificando gênero textuais Objetivo: identificar características que leva à classificação de um gênero textual. Avançando na prática: trabalho com a fábula “a cigarra e a formiga”. Exercícios de interpretação do texto e reflexão sobre os conceitos de trabalho etc. Propor que os alunos escrevam uma ou duas frases sobre “a moral da história” que cada uma das versões admite. Explicitar, as características que fazem desses textos uma fábula: personagens, temas, intenções do autor, conclusão do leitor Unidade 10 - Trabalhando com gêneros textuais - Seção 1: gênero literário e não-literário Objetivo: Distinguir características de gênero literário e de gênero não – literário. Avançando na prática: Jornais podem se converter em ótimo material para o trabalho com textos empíricos em sala de aula. Seção 2: O gênero poético Objetivo: Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem. Avançando na prática: Trabalho com música atraente para idade dos alunos. Interpretação do texto, em termos de tema, autor/leitor/ouvinte, forma de expressão, aspectos na construção dos sentidos, idéias sugeridas e/ou explícitas, e tudo o mais que achar interessante e pertinente... Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel Objetivo: Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético : o cordel Avançando na prática: Leitura de cordel, Reflexão em termos de temas, objetivos, personagens, visão de mundo; Análise do poema; Discussão sobre as finalidades do texto; Produção de cordel Unidade 11 - Tipos textuais Seção 1: Sequências tipológicas: Descrição e narração Objetivo: Caracterizar sequências tipológicas descritivas e narrativas Avançando na prática: Propor um jogo aos alunos, onde um grupo diz secretamente a um representante do outro grupo o nome de um objeto e este integrante deve descrever o objeto sem dizer o nome... Seção 2: Sequências tipológicas: Os tipos injuntivo e preditivo Objetivo: Caracterizar sequências tipológicas injuntivas e preditivas Avançando na prática: Trabalho com manuais que acompanham produtos e aparelhos, como, por exemplo, manual de liquidificador, de rádio, bicicleta etc. Analisar os textos dos manuais; Classificar o texto, levando em consideração as características; Unidade 12 - A interrelação entre gêneros e tipos textuais Seção 1: Gêneros textuais e sequências tipológicas Objetivo: Relacionar sequências tipológicas à classificação de gêneros Avançando na prática: Trabalho com textos publicitários: . Análise . Produção Seção 2: Sequências tipológicas em gêneros textuais Objetivo: Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais Avançando na prática: Entrevista com alguém da comunidade; . Produção de um texto que pode ser: um convite, uma carta, um telefonema Seção 3: A intertextualidade entre gêneros textuais Objetivo: Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro. Avançando na prática: propor aos alunos um exercício de transposição de gêneros textuais (intertextualidade entre gêneros), ex: receita para um mundo melhor. Tp 4 - Unidade 13 Seção 1. Letramento Objetivo: Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano. Avançando na prática: Coleta de informações sobre o ambiente letrado (casa, rua, outdoors, trânsito, igrejas etc) Reflexões sobre as construções textuais e termos utilizados. Seção 2: Letramento e diversidade cultural Objetivo: Relacionar o letramento com as práticas de cultura local. Avançando na prática: Escrita de um texto informativo sobre festa ( escrever um convite) Seção 3: Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita. Objetivo: Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional. Avançando na prática: Confecção de convites Escrita de reportagens sobre a festa escolhida. Unidade 14 O processo da leitura Seção 1: Onde está o significado do texto? Objetivo: Reconhecer texto e leitor como criadores de significados. Avançando na prática: Produção de um texto ( artigo para jornal, cartaz etc) Seção 2: Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de textos Objetivo: Relacionar objetivos com diferentes textos e significados da leitura avançando na prática: Pesquisa diante de escolhas 9 assuntos que mais mobilizam cada um) Seção 3: Conhecimentos prévios interferem na produção de significados do texto. Objetivo: Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio da leitura. Avançando na prática: Trabalho com o poema “cidadezinha qualquer” . Drummond Unidade 15 Mergulho no texto Seção 1 : Por que e para que perguntar. Objetivo: Conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno . Avançando na prática: Texto de Ruth Rocha: Admirável mundo louco Seção 2: Como chegar à estrutura do texto? Objetivo: Utilizar procedimentos que levem a determinação da estrutura do texto. Avançando na prática: Paragrafação e diário Seção 3: Quando queremos aprender Objetivos: Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender. Avançando na prática: Resumo de texto Unidade 16 A produção textual – crenças, teorias e fazeres Seção 1: Escrita, crenças e teorias Objetivos: Identificar crenças e teorias que sujazem às práticas de ensino da escrita. Avançando na prática: Escolha de um tema para a escrita relacionado a algo que os alunos façam durante o dia e queiram contar para a classe. Trabalhando com a coesão e coerência. Seção 2: O ensino da escrita como prática comunicativa Objetivo: Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo. Avançando na prática: Escrever textos parabenizando sua cidade (história) Seção 3: A escrita e seu desenvolvimento comunicativo. Objetivo: Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita. Avançando na prática: Produção de cartões postais para amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores