segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

RESUMO DO TP5

UNIDADE 17

ESTILÍSTICA

SEÇÃO 1: A noção do estilo e o objetivo da Estilística

SEÇÃO 2: A Estilística do som e da palavra

SEÇÃO 3: A Estilística da frase e da enunciação

OBJETIVOS: Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da estilística

Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra

Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.

TEXTOS: Cada um é cada um;

Trem de ferro;

Convite;

Berimbau;

Nunca é tarde, sempre é tarde

AVANÇANDO NA PRÁTICA:

. Levar para sala figuras que apresentam estilos de vestimentas, de arquitetura, ou gravações de locutores esportivos, cantores, orquestras etc. Estimule comentários dos alunos sobre a diversidade dos estilos apresentados pelo material. P.24

. Leitura do texto “Palavra. Pedir que os alunos citem palavras e as motivações que sentem nelas. P.40

. Produção de texto narrativo em que sejam usados os recursos estilísticos ligados à frase e à enunciação. P.50

UNIDADE 18

COERÊNCIA TEXTUAL

SEÇÃO 1: CONTINUIDADE DE SENTIDOS

SEÇÃO 2: A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL

SEÇÃO 3: AS PARTES DO TODO

OBJETIVOS:

. Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais.

. Verificar como se constrói a coerência nos textos.

. Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.

TEXTOS: Brasil recicla menos de 5% de seu lixo urbano

Terra enfrenta seu período mais quente em 2.000 anos

AVANÇANDO NA PRÁTICA:

. Jogos de quebra-cabeça com figuras ou palavras que formem orações;

. Texto publicitário com linguagem verbal e não verbal para análise;

. Escrever diálogos, história em quadrinho ou tirinha.

UNIDADE 19

COESÃO TEXTUAL

SEÇÃO 1: MARCAS DE COESÃO

SEÇÃO 2: OS ELOS COESIVOS

SEÇÃO 3: A PROGRESSÃO TEXTUAL

OBJETIVOS:

. Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;

. Analisar mecanismos de coesão referencial;

. Analisar mecanismos de coesão seqüencial.

TEXTOS:

.Governo do Amazonas anuncia criação de novas áreas de preservação;

. A pesca;

. O show;

. Luar do sertão;

. Passe em casa;

. Combate ao tráfico de animais silvestres;

. Governo atua na defesa do meio ambiente.

AVANÇANDO NA PRÁTICA

. Leitura de textos, redação conjunta no quadro negro ou no papel pardo e análise das expressões que compõem cadeias coesivas;

. Produção de uma história a partir de um tema ou de um título dado;

. Análise de mecanismos de coesão que “orientam” nossa leitura, ressaltando os elementos que retomam referências ;

UNIDADE 20

RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO

SEÇÃO 1: A LÓGICA DO (NO) TEXTO

SEÇÃO 2: A NEGAÇÃO

SEÇÃO 3: SIGNIFICADOS IMPLÍCITOS

OBJETIVOS:

. Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto.

. Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação.

. Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.

TEXTOS:

. Raiou, resplandeceu, iluminou;

. Touro e homem;

. Dona Custódia

AVANÇANDO NA PRÁTICA

. Reconstrução de textos;

. Trabalho com textos – crônica

. Texto dissertativo argumentativo -Produção de um texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores