RESUMO DO TP5
UNIDADE 17
ESTILÍSTICA
SEÇÃO 1: A noção do estilo e o objetivo da Estilística
SEÇÃO 2: A Estilística do som e da palavra
SEÇÃO 3: A Estilística da frase e da enunciação
OBJETIVOS: Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da estilística
Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra
Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
TEXTOS: Cada um é cada um;
Trem de ferro;
Convite;
Berimbau;
Nunca é tarde, sempre é tarde
AVANÇANDO NA PRÁTICA:
. Levar para sala figuras que apresentam estilos de vestimentas, de arquitetura, ou gravações de locutores esportivos, cantores, orquestras etc. Estimule comentários dos alunos sobre a diversidade dos estilos apresentados pelo material. P.24
. Leitura do texto “Palavra. Pedir que os alunos citem palavras e as motivações que sentem nelas. P.40
. Produção de texto narrativo em que sejam usados os recursos estilísticos ligados à frase e à enunciação. P.50
UNIDADE 18
COERÊNCIA TEXTUAL
SEÇÃO 1: CONTINUIDADE DE SENTIDOS
SEÇÃO 2: A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL
SEÇÃO 3: AS PARTES DO TODO
OBJETIVOS:
. Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais.
. Verificar como se constrói a coerência nos textos.
. Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
TEXTOS: Brasil recicla menos de 5% de seu lixo urbano
Terra enfrenta seu período mais quente em 2.000 anos
AVANÇANDO NA PRÁTICA:
. Jogos de quebra-cabeça com figuras ou palavras que formem orações;
. Texto publicitário com linguagem verbal e não verbal para análise;
. Escrever diálogos, história em quadrinho ou tirinha.
UNIDADE 19
COESÃO TEXTUAL
SEÇÃO 1: MARCAS DE COESÃO
SEÇÃO 2: OS ELOS COESIVOS
SEÇÃO 3: A PROGRESSÃO TEXTUAL
OBJETIVOS:
. Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
. Analisar mecanismos de coesão referencial;
. Analisar mecanismos de coesão seqüencial.
TEXTOS:
.Governo do Amazonas anuncia criação de novas áreas de preservação;
. A pesca;
. O show;
. Luar do sertão;
. Passe em casa;
. Combate ao tráfico de animais silvestres;
. Governo atua na defesa do meio ambiente.
AVANÇANDO NA PRÁTICA
. Leitura de textos, redação conjunta no quadro negro ou no papel pardo e análise das expressões que compõem cadeias coesivas;
. Produção de uma história a partir de um tema ou de um título dado;
. Análise de mecanismos de coesão que “orientam” nossa leitura, ressaltando os elementos que retomam referências ;
UNIDADE 20
RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO
SEÇÃO 1: A LÓGICA DO (NO) TEXTO
SEÇÃO 2: A NEGAÇÃO
SEÇÃO 3: SIGNIFICADOS IMPLÍCITOS
OBJETIVOS:
. Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto.
. Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação.
. Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
TEXTOS:
. Raiou, resplandeceu, iluminou;
. Touro e homem;
. Dona Custódia
AVANÇANDO NA PRÁTICA
. Reconstrução de textos;
. Trabalho com textos – crônica
. Texto dissertativo argumentativo -Produção de um texto
Nenhum comentário:
Postar um comentário