quinta-feira, 18 de março de 2010

LÍNGUA PORTUGUESA

LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II

TP6 – CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA

UNIDADE 21

Argumentação e linguagem

Seção 1 – A construção da argumentação

Objetivo: Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos.

Importante:

.Todo ato de linguagem objetiva produzir efeitos de sentido, que podem ser concretizados em ações ou em mudança/ reforço de opiniões. Mas nem sempre fazemos isso conscientemente, ou fazemos disso o objetivo maior da nossa interação verbal. Mesmo que a linguagem sempre cumpra determinados propósitos argumentativos, nem sempre disso temos consciência;

. Chamamos de estratégias ou recursos argumentativos à variedade de formas de convencimento utilizadas. No texto argumentativo, mais especificamente, chamamos essas estratégias de argumentos;

. A tese constitui a idéia principal para qual um texto pretende a adesão do leitor/ouvinte: é o objetivo de convencimento do leitor/ouvinte. Os argumentos são os motivos, as razões utilizadas para convencer o leitor da validade da tese.

Avançando na prática: Organizar grupos de discussão sobre um assunto de interesse dos alunos.

Cada grupo deve definir qual será a tese a ser defendida. De cada grupo deve sair uma ou mais sugestões de argumentos que comprovem essa tese.

Seção 2 – A tese e seus argumentos

Objetivo: Identificar e analisar os diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual.

Importante:

Argumentos baseados no senso comum, ou no consenso, são verdades aceitas culturalmente, sem necessidade de comprovação;

Argumentos baseados em provas concretas recorrem a cifras, estatísticas, fatos históricos; dão à argumentação uma sensação maior de confiabilidade, de veracidade. Por ISS, são muito empregados em textos acadêmicos e científicos ou em qualquer situação em que se pretende fazer o interlocutor acreditar com mais facilidade;

Chama-se de argumentação, por exemplo, a essa estratégia de dar um exemplo ou contar um caso específico, para, em seguida, generalizar e extrair uma conclusão geral;

O argumento de autoridade recorre a fontes de informação renomadas, como autores, livros, revistas especializadas, para demonstrar a veracidade da tese. Este é um dos tipos de argumentos mais encontrados em livros didáticos ou em textos científicos;

Argumentos por raciocínio lógico – como diz o nome- são argumentos que resultam de relações lógicas. Os mais comuns são os de causa e conseqüência e os de condição.

Avançando na prática: Texto Publicitário para que os grupos realizem interpretações. Escrita de um texto argumentativo que tenha os mesmos objetivos do texto publicitário trabalhado.

Seção 3 – Qualidade da argumentação

Objetivo: Reconhecer a qualidade da argumentação textual

Importante: Uma argumentação é considerada inadequada ou defeituosa quando não dá condições para que os objetivos sejam atingidos. Há várias razões para isso acontecer: podem ser razões ligadas à incompreensão, ou não aceitação, do interlocutor; podem ser razões ligadas ao desenvolvimento do texto, ou mesmo razões relacionadas à não correspondência entre os argumentos e o “mundo real”.

A primeira condição para uma boa argumentação é a clareza do objetivo (da tese a comprovar); a segunda é a solidariedade entre os argumentos: todos devem conduzir para o mesmo objetivo – e este objetivo deve ficar claro para o leitor/ouvinte.

Avançando na prática – De acordo com a faixa etária e os interesses dos alunos, defina uma idéia a ser defendida como tese na elaboração de textos argumentativos.

UNIDADE 22

Produção textual: planejamento e escrita

Seção 1: o planejamento

Objetivo: Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos.

Importante: É importante lembrar, que um bom planejamento possibilita o desenvolvimento e o aprendizado do aluno em direção à sua autonomia. Portanto, quando modelamos ou mesmo damos exemplos para o aluno a partir de nossa experiência pessoal, esperamos que isto sirva de alavanca para a sua criatividade, oferecendo alternativas às estratégias que já conhece.

Avançando na prática: Elaborar um texto sobre uma experiência inesquecível em que defenderão um ponto de vista: por que este evento é tão importante para a sua vida... p.91

Seção 2: O planejamento: estratégias

Objetivo: Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos.

Importante, professor:

O seu papel como mediador do aprendizado é proporcionar momentos de trocas em que todos tenham oportunidade de participar e de montar situações de planejamento variadas que sirvam como andaimes, passos, para a construção do conhecimento sobre o assunto a ser explorado no texto e as formas de organização do próprio texto. Nesse sentido, o aprendizado se dá numa dinâmica em que a escrita comunicativa se desenvolve a partir de práticas conhecidas e pela expansão dos conhecimentos para novas práticas de produção textual em novas situações.

Avançando na prática: Planejamento de uma atividade de escrita p.96)

Seção 3: A escrita

Objetivo: Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.

Importante: A escrita se desenvolve a partir de um processo de avanços e retrocessos, mas à medida que praticamos fica mais fácil vermos os avanços. Cada nova situação comunicativa pode ser vista como um desafio. O desafio de se aprender um pouco mais da técnica e imprimir nossa voz na construção de um texto coeso e coerente de acordo com as condições de produção.

Avançando na prática: Pesquisa de histórias que são contadas nessas festas; bumba-meu-boi, maracatu, festa de reis, cavalhada, festas indígenas etc. ( p.109)

Resumindo: A produção textual tem como trabalho central a escrita do texto. Todas as etapas estão interligadas, mas podemos ensinar nossos alunos que durante a escrita podem planejar novamente e revisar o que escreveram, dialogando com seu texto, fazendo perguntas ao seu texto.

UNIDADE 23

O processo de produção textual: revisão e edição

Seção 1: A revisão

Objetivo: Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão.

Importante: A etapa da revisão é desencadeada após a escrita do primeiro rascunho, da primeira versão do texto. Nesse momento, o autor deve começar a se distanciar do próprio texto para considerar o objetivo, o assunto, a forma a fim de poder significar para a audiência, trabalhando a sequência das idéias.

Os parâmetros de revisão podem variar de acordo com as competências e habilidades que estejam sendo trabalhados.

Avançando na prática: Desenvolver atividades de produção textual que considerem as etapas de construção textual. (p.133)

Seção 2: A revisão e edição

Objetivo: Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.

Importante: Para transformar a escrita do aluno, é importante que as aulas de Português contemplem as práticas de leitura e escrita que oportunizam a construção do conhecimento do uso e das funções da escrita. A escola é o lugar da reflexão e da transformação dessas práticas.

Avançando na prática: Trabalho com o uso de gírias no cotidiano (p.141)

Seção 3: Estratégias de revisão e edição

Objetivo: Produzir atividades de revisão e de edição da escrita

Importante: Na revisão e edição, os alunos estão, também, exercendo o caráter de reversibilidade da resolução de problemas, pois fazem um movimento de planejar (avançar na produção do texto, criando, prevendo, antecipando) e revisar ( verificar o que ocorreu, comparar e julgar).

É importante trabalhar junto com o aluno, para que ele aproveite o que os colegas aprenderam trocando experiências em atividades de grupo e com você, já é o primeiro passo. O segundo passo é ensinar o aluno a adquirir conhecimento estratégico para poder identificar o que está errado em seu texto e definir ou nomear o que falta ou está demais.

Avançando na prática: Reescrita de texto (p.152).

UNIDADE 24

Literatura para Adolescentes

Seção 1: Adolescentes, leitura e professores

Objetivos Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes lêem.

Seção 2: A qualidade literária é primordial no livro para adolescente?

Objetivo: Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras.

Seção 3: Existem boas formas de explorar a literatura na escola?

Objetivo: Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

A literatura é uma possibilidade especial do desenvolvimento da interpretação, que vai além do conhecimento de dados, da simples informação. Como toda arte, ela informa, mas pode fazer muito mais, e, em geral, faz: procurando na expressão do outro a palavra que desvende o mundo, o leitor procura desvendar a si mesmo e, procurando entender-se, caminha na compreensão do outro. Mais do que qualquer forma de conhecimento, a arte (e em especial a literatura) desvenda verdades sobre a condição humana. Segundo um dos nossos maiores poetas, José Paulo Paes, a arte, a ficção, amplia a nossa humanidade.

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