sexta-feira, 18 de junho de 2010

DEPOIMENTO DA CURSISTA MARÍLES ANDREA

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar II, realizado pela Secretaria de Educação de Currais Novos-RN, na Coordenação da Professora Ana Lu e Neurimar foi de grande importância para os Professores de Língua Portuguesa.
Recebemos os Módulos onde discutimos os pontos mais importantes do ensino-aprendizagem, onde se constitui a base para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno.
Esse Programa tem como objetivo ajudar ao professor a reavaliar seus conhecimentos e sua prática para melhor atingir seus objetivos no trabalho com seus alunos.
Durante o ano de 2009 tivemos muitas emoções. Professores repassando suas experiências vividas em sala de aula. Uma verdadeira prova de fogo, onde professores mais velhos contavam suas incríveis e fascinantes histórias e suas atuais angústias com os adolescentes hoje.
Aquela turma de professores/alunos parava para ouvir aquelas histórias ora triste ora descontraídas. Não posso deixar de citar as belíssimas “Autobiografias” contadas pelos participantes. Em julho de 2009, Aline, Edneide e Cícera contaram a historias de suas vidas. Amor, alegria, diversão, tristeza, percas e decepções. São histórias incríveis que ao olharmos para os lados víamos nossos colegas com lágrimas nos rostos. Pois é, a vida não é um conto de fadas e nem um mar de rosas, ela é dura e traiçoeira.
No decorrer dos encontros, tivemos muitas apresentações, recitações de cordéis, vídeos, tudo trabalhado pelos professores com seus alunos. Tenho que falar do meu trabalho é claro. Adoro o que faço e desejo que meus alunos aprendam e se desenvolvam para que sejam conscientes dos seus atos e possam ter um futuro melhor. Sei que sou exigente e que eles reclamam, mas reconhecem que tudo é para o seu bem. Agradeço a minha “Equipe” de alunos que não medem esforços para realizar os trabalhos. Isso se chama parceria, pois só eu não conseguiria nada.
Com o Gestar e mais uma vez as Olimpíadas de Língua Portuguesa influenciaram-me a trabalhar com os alunos “Memórias e Poesias”, com o tema O lugar onde vivo. Foi muito gratificante, pois com a ajuda da direção da EMPTC e do BNB de Cultura conseguimos publicar os livros: Que cor tem a vida? E Fragmentos do cotidiano. São histórias fascinantes de moradores do bairro que não deixa de ser discriminado pela sociedade. Mesmo assim, não deixaram de ajudar os alunos contando suas histórias de vida e enriquecendo o trabalho dos alunos. Também fizemos um Diário Fotográfico onde os alunos descrevem momentos de sua vida e cola suas fotos
O Gestar II trouxe muita novidade e incentivou. Os vídeos: “Como se escreve amor...” e “Maria” é uma verdadeira lição de vida. Um banho de auto-estima para não deixarmos nossos alunos analfabetos. Abro parênteses para fala da referência do Professor Joelmi que viu no vídeo de “Maria” a história de sua mãe. Um sonho que não pode ser realizado. Ser professora, tanto esforço para na hora de atuar ter que partir para junto de Deus.
A cada encontro a Coordenadora Ana Lu e sua Assistente de palco Neurimar(fotógrafa) traziam novas técnicas de descontração. Eram brincadeiras, orações, corridas para encher bexigas e danças onde coincidentemente dançavam homem com homem (kkkkkkkkkk). Os sorteios! Horríveis eu nunca ganhava. Muito esforço para repassar todas as informações contidas nos TPS, através de oficinas, trabalhos em grupo e seminários.
Além do que aprendemos o Gestar nos fez entender que o professor pode e deve estar trabalhando em equipe, que intercambio entre escolas deve existir para que cada uma mostre a sua cultura.
Enfim, o Gestar foi maravilhoso na vida do professor que soube aproveitar o que lhe foi oferecido. Não foram 100%, pois nada no mundo é, mas com certeza vai deixar saudades daqueles dias descontraídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores